22 fev 2021 - 14:14

LIDAR COM O FUTURO

Clarissa Pinto | Foto: Divulgação

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde através de aplicação de questionário on-line, a ansiedade é o transtorno mais presente durante a pandemia de Covid-19. A ansiedade é uma reação natural do corpo humano.

É normal sentir-se ansioso ao realizar atividades normais do dia a dia. No entanto, quando apresentamos níveis de ansiedade irregulares, influenciando negativamente no funcionamento da nossa rotina podemos nos sentir pequenos diante das situações e perdendo assim o interesse pelas coisas que davam prazer, insônia, pesadelos constantes, dúvida sobre a própria competência e apatia geral podendo também desencadear transtorno de ansiedade. Nestes casos, é necessário o auxílio de profissionais da área psicológica ou psiquiátrica.

Com essa realidade pandêmica lidar com o futuro, com o consumo de notícias confiáveis, distanciamento social, incerteza de quem tem e quem não tem covid-19 provoca um desequilíbrio funcional facilitando assim o aparecimento da ansiedade.

Desenvolver comportamentos funcionais diante desses fatores é fundamental para que haja respostas positivas. Podemos controlar a ansiedade deste momento quando: fazemos terapia on-line, aceitamos que não se tem domínio dessa realidade, apenas sobre os cuidados preventivos e contingencias. Encararmos esse distanciamento como algo passageiro; temos cuidado com as informações (tanto com as que recebemos como com as que repassamos); cuidamos da alimentação; bebemos água; fazemos atividade física em casa; entramos em contato (por meio virtual) com pessoas queridas; apreciamos arte, música, literatura, filmes, meditação disponíveis na internet.

Clarissa Pinto
Psicóloga – CRP 13/3546

Leia Mais