21 maio 2020 - 15:26

UM PAPO SAUDÁVEL

Bruna Maia Oliveira | Fotos: Reprodução/Instagram

Uma das mulheres mais lindas da nova geração, nutricionista e Musa do Verão 2020, estamos falando de Bruna Maia Oliveira nossa entrevistada de hoje na série “fast”.  Confira a seguir!

PG – Bruna, você é nutricionista e a gente quer saber como mudou sua rotina devido a pandemia. Como estão sendo os atendimentos aos pacientes?
BRUNA –
A rotina mudou completamente, mas alguns hábitos ainda mantenho mesmo na quarentena, como os treinos em casa e alimentação saudável – tudo na medida do possível. Em relação aos atendimentos, o conselho regional de nutrição liberou a realização da consulta on-line, que pode ser realizada tanto por chamada de vídeo como por mensagem, ficando a critério do paciente escolher o modo que preferir.

PG-  Nesse período as pessoas têm ficado bastante ansiosas, quais alimentos ajudam a combater esse mal?
BRUNA –
Explicando de forma simplificada, há vários alimentos que podem auxiliar no combate a ansiedade de diferentes formas.

Castanha do Pará: É rica em selênio, nutriente que melhora o humor e reduz a inflamação.

Salmão: O salmão contém Ômega 3, Vitamina D e Selênio, promovendo uma diminuição do estresse, já que esses compostos são importantes para a produção de hormônios anti-inflamatórios e desintoxicação.

Semente de abóbora: Contém triptofano e magnésio. O triptofano auxilia na diminuição da ansiedade e na modulação do sono, promovendo um relaxamento. Já o magnésio potencializa o relaxamento, além de atuar nas enzimas do corpo, contribuindo para gerar a sensação de tranquilidade.

Ovo: É rico em enxofre e vitaminas do complexo B que são esgotadas no nosso corpo durante os momentos de estresse e ansiedade. Além de contar com proteínas responsáveis para diminuir a compulsão por doces, a ansiedade e a vontade exagerada de petiscar/beliscar.

Chocolate 70% cacau: É fonte de flavonoides, substâncias capazes de reduzir a neuroinflamação, diminuir a morte celular no cérebro e melhorar o fluxo sanguíneo. Também é boa fonte de magnésio, além de conter o triptofano.

Abacate: Contém triptofano e sua gordura é uma gordura do bem, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração.

Iogurte natural: Contem triptofano, cromo e probióticos (bactérias do bem). O cromo diminui a vontade de comer doces, muito presente em pessoas estressadas e ansiosas. Os próbióticos ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes da alimentação, melhoram a imunidade e auxiliam na produção do hormônio do bem-estar e da felicidade (serotonina).

Aveia: Devido ao teor de fibra (beta glucana), a aveia diminui a concentração de açúcar no sangue (diminuindo também o hormônio insulina) e sinaliza ao corpo para minimizar a produção do hormônio do estresse (cortisol). Além de ser rica em vitaminas do complexo B, promove uma proteção contra o dano causado nos neurônios. Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte.

Dessa forma, é a alimentação saudável rica em vegetais, frutas, legumes, grãos integrais e proteína magra, que ajuda a gerenciar a ansiedade.

PG- Tem alguma dica de receita simples para os nossos leitores?
BRUNA –
  Uma receitinha doce bem simples, saudável e deliciosa é a mousse de chocolate que contém apenas dois ingredientes: clara de ovo e chocolate amargo. No meu Instagram (@brunamoliv)  há o destaque “mousse de chocolate”, onde explico como preparar.

Por Júnior Belo

Leia Mais