17 jan 2019 - 17:10

UMA NOVA VIDA

Zezé Diniz e Adalmo Assis | Foto: Igor do Ó

No final do ano passado, o Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa,que tem em seu comando Zezé Diniz, Evelyn e Edalmo Assis começou a realizar cirurgias de transplante de fígado. A novidade é resultado de parceria com a Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da qualidade da medicina paraibana, uma vez que o transplante de fígado é o mais complexo de todos e exige perfeição em todos os procedimentos.

“Nossa motivação surgiu porque a Paraíba estava ficando para trás no que diz respeito a transplantes de órgãos e isso é muito sério. Como ficamos em Recife, bem ao lado, vimos que era completamente viável colaborar com a medicina que é praticada aqui. A realização de transplantes é muito importante para o exercício da medicina e escolhemos o HNSN para receber nosso programa por se tratar de um hospital de ponta”, explicou o cirurgião transplantador, Dr. Cláudio Lacerda.

No dia 28 de dezembro, o HNSN sediou a sua 3ª cirurgia de transplante de fígado. Um paciente de 63 anos veio do Recife para receber no hospital, no bairro da Torre, um fígado captado na Bahia. Após a cirurgia, ele rejeitou imediatamente o órgão. Diante disso, a única solução era um retransplante, cirurgia que é tecnicamente mais simples, porém precisa ser feita em caráter de urgência.

Devido ao grave quadro, foi necessária uma nova mobilização para conseguir mais um fígado para o paciente que tinha poucas horas de vida. No dia 29, foi realizado o retransplante com um órgão que foi captado na cidade de Petrolina (PE). Agora, o paciente está bem e já recebeu alta. Em cerca de três meses, ele dele estar completamente recuperado.

Desde 2017, o hospital realiza cirurgias de transplante de rim. Ao todo já foram 19. Em breve, o HNSN começará a fazer transplante de medula óssea.

Leia Mais