
Será que nós sabemos nos comunicar?
Costumamos escutar ou ler sobre o quão importante é estabelecer uma boa comunicação, seja no âmbito do trabalho, da família, da vida social ou de um relacionamento amoroso. A comunicação é o processo pelo qual trocamos informações, questionamos e partilhamos os nossos pensamentos e emoções.
Ocasionalmente, nós não usamos as palavras da forma com a qual as pessoas entendam aquilo que desejamos transmitir, por ser difícil converter integralmente aquilo que pensamos e sentimos em palavras. Além disso, por vezes, consideramos que o ouvinte coloca uma barreira impedindo que nossa mensagem seja transmitida e, nos esquecemos da importância de nos comunicarmos de forma clara e simples. Nós somos como escultores, que vão criando ou destruindo a informação que transmitem ou que recebem, baseando-se em suas características, experiências e peculiaridades. A causa da grande maioria dos desentendimentos é quando as pessoas pensam estar falando sobre a mesma coisa, mas a ideia de um sobre o assunto é divergente do outro.
Sob essa ótica, ao conversar com os demais, a palavra pode ser a mesma, mas o conteúdo pode ser completamente diferente. A saber, a superfície e a profundidade podem ser vistas de formas diversas, depende do referencial. Nesse contexto, e se antes de abordar um assunto, perguntarmos ao outro os preceitos que são do conhecimento dele acerca daquilo que iremos falar? Evitaríamos, assim, muitos conflitos e mal entendidos, uma vez que cada ser é único e não temos como pensar exatamente o mesmo sobre os diversos temas. Saber ouvir e aceitar as diferenças e demonstrar respeito pelas críticas é essencial para uma comunicação saudável para que possamos estabelecer relações saudáveis.
CLARISSA PINTO
Psicóloga – CRP: 13/3546
