28 dez 2021 - 11:13 AM

SAÚDE MENTAL

Clarissa Pinto | Foto: Studio A

O texto a seguir nos fará pensar e se perguntar: Será que sou uma pessoa congruente?

Congruência, do latim proporcional, apropriado, em psicologia significa um estado de integridade; recebimento de informações verdadeiras; ações coordenadas. Geralmente, observamos que a pessoa congruente não se utiliza de artifícios na comunicação, ela quer se manter em contato porque, em cada ação sua, ocorre a manifestação de coerência construindo, assim, a confiança para com os outros.

Na psicologia, essa palavra quer dizer que, quando funções individuais, esferas de vida e traços de personalidade são estabelecidos com harmonia formam pessoas congruentes. Logo, combinação de sensações internas com as manifestações externas de uma pessoa a torna capaz de compreender suas próprias emoções e expressá-las de forma clara.

Uma pessoa congruente apresenta consonância entre informações não verbais e verbais, promessas e ações, objetivos de vida e atividades humanas. Podemos verificar que uma pessoa é coerente quando o que ela diz corresponde aos seus verdadeiros pensamentos e intenções. Diante dessa realidade, podemos afirmar que uma pessoa que apresenta esses caracteres é verdadeiramente livre, porque não se esconde, não se defende, não finge. Seu mundo interior é totalmente realizado por meio de suas palavras e ações.

Tal característica se apresenta como a melhor assinatura de honestidade com a qual podemos marcar o nosso caminhar pela vida.

Clarissa Pinto
Psicóloga- CRP 13/3546

Leia Mais