24 nov 2021 - 08:52

SAÚDE MENTAL

Clarissa Pinto | Foto: Divulgação

Você conhece o TDAH?

O TDAH já foi descrito em meados do século 19, é um distúrbio que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. Nos portadores, independente da faixa etária, pode contribuir para uma baixa autoestima,podendo desenvolver ansiedade e depressão.

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é de origem neurobiológica, que se caracteriza por determinados sinais, a saber: Desatenção e impulsividade. Apresentando também características que influenciam no dia a dia, sendo elas: No comportamento: agressão, excitabilidade, hiperatividade, impulsividade, inquietação, irritabilidade ou falta de moderação.

Na cognição: dificuldade de concentração, esquecimento ou falta de atenção.
No humor: ansiedade, excitação ou raiva. Há outros tipos de TDAH; que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados.
O hiperativo, que é caracterizado por comportamentos que deixam a pessoa mais agitada, e também, o TDAH misto que apresenta as características: desatenção, hiperatividade impulsividade.

A pessoa pode manifestar as características que abarcam tanto um quanto o outro. De acordo com estudos, o TDAH pode ter causas na hereditariedade ,uso de substâncias nocivas durante a gestação, como álcool e nicotina, sofrimento pfetal ou deficiência hormonal. As intervenções para os casos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade são multidisciplinares, sendo que a pessoa deve ser levada ao médico e também ao psicólogo. A partir da análise dos critérios clínicos será dado o diagnóstico.

Clarissa Pinto
Psicóloga – Crp13/3546

Leia Mais