As últimas pesquisas do instituto Data Popular revelam que ainda há espaço para o crescimento e aprimoramento do tabloide como veículo de comunicação do varejo, para criar a identidade da marca e leva-la aos pontos de venda, sobretudo, às comunidades de baixa renda. O estudo mostra o tabloide como uma grande mídia de massa, comparando-a com o rádio e a TV, revela a Gráfica JB.
Hoje em dia a forma de utilizar este recurso mudou, deixou de ser apenas um jornal de ofertas e virou uma maneira da empresa se comunicar com o cliente de forma efetiva. Muitos pensam que, por ter a característica de jornal de ofertas enraizada, ele só pode ser utilizado por grandes marcas. Se comparado às demais formas de comunicação comercial, este material não exige um investimento alto e, por isso, pode ser usado por diversos segmentos.
Qual a relevância desse informativo?
Sejam eles semanais, quinzenais ou mensais, representam até 47% das vendas das lojas, segundo o estudo da R-Dias, assessoria para o varejo. O consultor Alexandre Ribeiro afirma que 25% deve ser a participação média das ofertas no lucro bruto dos varejos. Além de ser uma ferramenta democrática, seu baixo custo permite que seja impresso em grandes e pequenas quantidades.
Do mercadinho de bairro às multimarcas mundiais, a comunicação transmitida é capaz de atingir e conversar com qualquer pessoa que tiver contato com ele.
Como utilizar
Quanto mais planejado e estratégico for o tabloide, maior será o retorno financeiro na campanha de ofertas. Não sabe muito bem qual padrão seguir no seu tabloide? Confira o que os consultores do mercado sugerem:
Tamanho
– Tabloides regulares não precisam ter mais do que quatro páginas, e devem apresentar no máximo 20 ofertas em cada uma.
–Especiais ou sazonais podem ser maiores, com até 12 páginas.
Capa
– Publicar as ofertas mais agressivas que retratarem a estratégia para causar impacto no consumidor.
– Disponibilizar poucas ofertas a fim de não gerar confusão, no máximo cinco.
Ofertas
– Devem ser trocadas regularmente, dependendo do segmento, ou no mínimo quinzenalmente, se a loja for abastecedora.
– Agrupar as ofertas em soluções de consumo e ordem, como queijos e vinhos, cervejas com produtos de churrasco, arroz com feijão, dependendo da preferência do seu público.
As informações
– É importante incluir informações sobre sua loja, ou até dicas relacionadas ao seu negócio, como receitas ou características de produtos.
A maneira com que esse material será utilizado depende da estratégia da empresa. Com criatividade e imaginação é possível explorar os produtos de inúmeras formas. Lembre-se que a comunicação deve ser feita com foco e atenção no seu cliente.
Preparado para produzir o seu tabloide? Conte com a Gráfica JB na hora de imprimir. Entre em contato e solicite seu orçamento.